Qual é o papel dos probióticos no sistema digestivo?

Qual é o papel dos probióticos no sistema digestivo?

O nosso corpo acolhe uma vasta comunidade de bactérias, tão numerosa quanto as células que o compõem. 

Este conjunto de microrganismos que reside no intestino, ultrapassando os 100 mil triliões, é designado por microbiota intestinal

Uma microbiota rica e diversificada é fundamental para a nossa saúde, favorecendo o funcionamento adequado da digestão e do sistema imunitário. Além disso, estas bactérias podem até ter benefícios para a saúde mental.

Existem diversos elementos que exercem influência sobre a nossa microbiota, como a genética, o método de nascimento, a localização geográfica e o envelhecimento. 

Embora alguns destes fatores sejam incontroláveis, há outros sobre os quais podemos agir. 

O nosso estilo de vida, especialmente no que diz respeito à alimentação, é um exemplo disso. O que ingerimos não só nos nutre, mas também afeta todos os microrganismos que residem no nosso intestino e os probióticos podem ser benéficos para a nossa microbiota intestinal. 

O que são? 

Os probióticos são microorganismos vivos, como certas bactérias e leveduras, que, quando consumidos em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde. 

Estes microrganismos são capazes de colonizar o intestino e interagir de forma positiva com a microbiota intestinal existente. Ao fazerem isso, ajudam a manter o equilíbrio saudável das bactérias no intestino, promovendo uma digestão adequada, fortalecendo o sistema imunitário e contribuindo para o bem-estar geral do organismo. 

Os probióticos podem ser encontrados em alimentos como iogurtes e outros fermentados e em suplementos alimentares específicos.

É importante ter em consideração que os probióticos podem afetar a nossa saúde de diversas formas, contribuindo para:

  • Equilíbrio da microbiota intestinal

Os probióticos ajudam a manter um equilíbrio saudável entre as bactérias benéficas e as prejudiciais no teu intestino. Isso é importante para prevenir problemas como disbiose intestinal, que ocorre quando há um desequilíbrio na microbiota intestinal, levando a sintomas como inchaço, gases, obstipação ou diarreia.

  • Aliviar alguns sintomas intestinais (diarreia, obstipação e inchaço)

Certos probióticos podem aumentar a frequência e a regularidade dos movimentos intestinais, o que pode ajudar a aliviar a obstipação e outros sintomas.

  • Reduzir sintomas associados à má digestão da lactose

Alguns probióticos contêm enzimas que ajudam a decompor a lactose (o açúcar encontrado no leite) o que pode ser útil para pessoas com intolerância à lactose. 

Alguns estudos sugerem que determinados probióticos podem ajudar a aliviar os sintomas da SII, como dor abdominal, inchaço e irregularidade intestinal.

  • Equilibrar a microbiota intestinal após a toma de antibióticos

O uso de antibióticos pode causar desequilíbrios na flora intestinal, resultando em diarreia. Os probióticos podem ajudar a prevenir ou reduzir a gravidade da DAA, restaurando o equilíbrio bacteriano no intestino.

  • Equilibrar o sistema imunitário

Uma parte significativa do sistema imunológico reside no intestino e os probióticos podem fortalecê-lo, ajudando a prevenir infecções gastrointestinais causadas por bactérias patogénicas, como salmonella ou E. coli. 

Conclusão

Os probióticos emergem como aliados valiosos e uma abordagem natural e eficaz na promoção da saúde digestiva e na melhoria da qualidade de vida para ti, que enfrentas problemas gastrointestinais diariamente. 

Se sofres com problemas no sistema digestivo, as tuas capacidades de aliviar sintomas e os prevenir pode proporcionar-te um alívio significativo e permitir que recuperes um estilo de vida mais confortável e livre de desconfortos gastrointestinais.

Para que leves uma vida sem preocupações.

Queres saber mais sobre o teu sistema digestivo? Questiona-me no meu Instagram!


Bárbara Marrucho - Farmacêutica & Health Coach

Certificada em Saúde Intestinal e Hormonal

Autora do Livro Plano para uma Barriga Feliz

Voltar para o blogue