Conhece 4 alimentos que ajudam a melhorar a flatulência

Conhece 4 alimentos que ajudam a melhorar a flatulência

A flatulência é a sensação de presença de gases no tubo digestivo e resulta do ar que pode ser engolido, juntamente com a fermentação dos alimentos durante as refeições, de forma involuntária. É normal teres entre 13 a 18 gases por dia, no entanto, não é normal sentires-te inchada, com distensão abdominal e gases excessivos.


Se, por vezes, sentes inchaço, dor abdominal, distensão e expulsão excessiva de gases, continua a ler este artigo para descobrires alimentos que podem ajudar-te!

 

  • Gengibre

O gengibre é conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas. Ele pode ajudar a acalmar o canal digestivo, ao reduzir a produção de gases e ao aliviar o desconforto associado à flatulência. O gengibre pode ser consumido cru, em forma de chá ou adicionado a pratos cozinhados.

 

  • Iogurte probiótico

O iogurte probiótico contém bactérias saudáveis que podem ajudar a equilibrar a microbiota intestinal e melhorar a saúde digestiva. Consumir, regularmente, iogurtes probióticos pode ajudar a reduzir a flatulência, promovendo um ambiente intestinal saudável. Escolhe iogurte natural e sem adição de açúcares para obteres os benefícios máximos. Se tens intolerância a lactose poderá não ser uma opção para ti.


  • Hortelã

A hortelã é um alimento excelente para a redução dos gases no sistema digestivo. Por isso, se sofres com flatulência, tenta introduzir chá de hortelã no teu dia a dia. Podes ainda adicionar à comida ou mesmo mastigar as folhas depois da refeição.


  • Quinoa

A quinoa é uma excelente fonte de proteínas e fibras, que ajudam a promover a saciedade e a regular o trânsito intestinal. Ela é facilmente digerida pelo corpo e menos propensa a causar gases do que outros grãos, tornando-se uma ótima opção para quem procura reduzir a flatulência.


Conclusão


Incluir estes alimentos na tua dieta regularmente, pode ajudar a melhorar a flatulência e promover uma digestão mais confortável!


Combinar outras práticas como caminhar 10 minutos após as refeições, evitar mastigar pastilhas, comer sem pressa e evitar bebidas gaseificadas, vai ajudar também tanto no controlo, como na prevenção.


Não te esqueças que, com alguns cuidados, podes melhorar o teu trânsito intestinal e viver uma vida sem preocupações.


Identificas-te com este tema? Vê a minha Gravação da Masterclass Inchaço e Flatulência! 


Ou se quiseres esclarecer alguma dúvida, podes questionar-me através do Instagram.


Bárbara Marrucho - Farmacêutica & Health Coach

Certificada em Saúde Intestinal e Hormonal

Autora do Livro Plano para uma Barriga Feliz

Voltar para o blogue