O inchaço abdominal é uma condição comum que afeta muitas pessoas, causando desconforto e uma sensação de aumento de volume na região abdominal.
Essa sensação pode ser acompanhada por uma variedade de sintomas, incluindo gases e, em alguns casos, dor abdominal e cólicas.
Se tens este problema diariamente e não sabes o que fazer, continua a ler este artigo para descobrir as cinco medidas que vou partilhar contigo e como podem prevenir o inchaço e melhorar, não só o teu dia a dia, como a tua saúde intestinal.
- Consumir alimentos ricos em fibras
Uma dieta rica em fibras pode ajudar a promover a regularidade intestinal, prevenindo a obstipação e reduzindo o inchaço abdominal. Tenta comer frutas, vegetais, cereais integrais com maior regularidade para melhorar o teu trânsito intestinal.
- Evitar alimentos que causam gases
Alguns alimentos, como feijão, maçã, brócolos, couve e cebola, podem aumentar a produção de gases no intestino. Estes alimentos provocam o inchaço abdominal, por isso é importante que tentes identificar e moderar aqueles que levam a esses sintomas.
- Praticar atividade física regularmente
O exercício físico pode ajudar a estimular o movimento intestinal e reduzir o inchaço abdominal. Fazer atividades como caminhadas, corridas, natação ou ioga diariamente pode ser bastante benéfico. No mínimo, tenta sempre andar cerca de 10 minutos depois de cada refeição.
- Limitar o consumo de alimentos ricos em açúcar
Alimentos ricos em açúcar podem fermentar no intestino, causando gases e inchaço abdominal. Reduzir o consumo de doces, refrigerantes, sumos de frutas açucarados e alimentos com alto teor de açúcar adicionado pode ser não só benéfico para a tua saúde intestinal, como para a tua saúde no geral.
- Reduzir o consumo de bebidas gaseificadas
Uma das práticas mais regulares que leva ao inchaço abdominal é o consumo de bebidas gaseificadas, provocando o aumento da quantidade de gás no intestino. Faz escolhas mais saudáveis e substitui estes líquidos por água sem gás ou chás, para reduzir o inchaço abdominal e prevenir o mesmo.
Conclusão
O inchaço abdominal é uma situação difícil que impacta não só a qualidade de vida, como a tua saúde e a tua autoestima.
No entanto, é importante perceberes que o inchaço abdominal é uma condição comum. Segue estas práticas e encontra a melhor solução para aliviar os teus sintomas e melhorar a tua qualidade de vida.
O inchaço abdominal não deve impedir-te de fazer a tua rotina nem de viver a tua vida. Cuida do teu intestino e sente a diferença.
Se estás à procura de dicas para melhorar a tua saúde intestinal, visita-me no Instagram.
Bárbara Marrucho - Farmacêutica & Health Coach
Certificada em Saúde Intestinal e Hormonal
Autora do Livro Plano para uma Barriga Feliz